A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo,
pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz,
sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e
roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini. Em Portugal, Antônio Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No
Brasil tornou-se célebre o Aleijadinho.
A escultura barroca contraria a ideia anterior do
Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento não se
demonstrou apenas na escultura mas também na pintura, moda, escrita e mesmo no
modo de vida das pessoas. Um excelente exemplo da escultura típica do Barroco é
o Êxtase de Santa Teresa do consagrado escultor, Bernini.


A escultura
barroca no Brasil
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo
barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de
Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram
ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio
Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte
caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais
materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Aleijadinho, considerado por muitos o maior escultor da América Latina, que antes dos 50 anos, ele é acometido por uma doença degenerativa, que deforma e atrofia seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés. Passa a trabalhar com os instrumentos atados às mãos por seus escravos, que o carregam até os locais de trabalho.
Daí o apelido de Aleijadinho.
Aleijadinho, considerado por muitos o maior escultor da América Latina, que antes dos 50 anos, ele é acometido por uma doença degenerativa, que deforma e atrofia seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés. Passa a trabalhar com os instrumentos atados às mãos por seus escravos, que o carregam até os locais de trabalho.
Daí o apelido de Aleijadinho.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_Barroco
http://barrocoemgeral.blogspot.com.br/2008/09/escultores-barrocos.html
Mesmo comentário que fiz para arquitetura serve para escultura: boa pesquisa, mas é necessário colocar legenda embaixo de cada imagem. Coloquem nome da imagem, autor e onde ela está.
ResponderExcluir